Equipe multidisciplinar e a sua prática na atenção a pessoa adulta e idosa com deficiência intelectual

R$49,90

Neste curso, você receberá conteúdos essenciais para orientá-lo em sua atuação profissional.  A partir de conceitos-chave na gerontologia e do entendimento do papel exercido pelos profissionais que atuam nos serviços que atendem à pessoa com deficiência intelectual que está envelhecendo, você poderá direcionar com mais efetividade encaminhamentos e orientações sobre cuidados não só ao cliente, mas também ao familiar cuidador. Conhecer e saber como preparar um planejamento de vida que resulta num olhar centrado na pessoa e possibilita compreender melhor a realidade dela, suas necessidades, expectativas, interações sociais e familiares, bem como, permite auxiliá-lo a estruturar uma rotina de atividades mais prazerosa e organizada.

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Descrição

Mini curriculum: Marília Vieira Sanches, Terapeuta Ocupacional especialista em Gerontologia pela Universidade Nove de Julho, especialista em Gestão de Serviços de Saúde para Idosos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), especialista em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela Fundação Sergio Arouca (FIOCRUZ). Mestranda em Gerontologia pela EACH-USP. Docente e palestrante em cursos de gerontologia (Pós-graduação e especialização), formadora de cuidadores formais na área de envelhecimento desde 2009. Além da docência, trabalha na construção de políticas públicas que envolvam o envelhecimento.

Duração de cada curso:  8 horas

Público Alvo: Profissionais envolvidos com a gestão e funcionamento de serviços públicos e privados, bem como no cuidado de pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento, além de profissionais e estudantes das áreas de saúde e assistência social; cuidadores familiares, cuidadores formais.

Dinâmica do Curso: Através da plataforma EaD, no formato auto instrucional

Conteúdo programático:

  • Atuação conjunta dos diversos profissionais nos cuidados de pessoas com deficiência intelectual que envelhecem e seus objetivos;
  • Qualidade de vida;
  • Autonomia e Independência: Conceitos-chave em gerontologia;
  • Tecnologias assistivas: Importância e utilização;
  • Os aspectos funcionais do processo de envelhecimento;
  • Diretrizes demonstradas pelos sistemas SUS e SUAS;
  • Diretrizes de cuidado e a construção do planejamento de vida.

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